

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Especializada de Swan Hill está situada nas terras dos povos Wamba Wamba, Latji Latji, Tatti Tatti, Wadi Wadi e Barapa Barapa, na região de Murray, em Victoria. Desde o início do planejamento, a administração escolar estabeleceu como prioridade ampliar o conceito de inclusão, colocando em evidência as capacidades dos alunos em vez de suas limitações. Com base nas conquistas em esportes e hospitalidade, a escola passou a sediar regularmente eventos da comunidade local, em especial por meio do café/cozinha gerido pelos estudantes, que já faz parte da programação cultural de Swan Hill. Assim, uma das principais ambições do masterplan foi consolidar a escola como um verdadeiro marco social da cidade.


A Etapa 01 teve como objetivo criar um núcleo social catalisador para a instituição. Uma quadra esportiva em padrão de competição foi posicionada como espaço central de encontro para alunos e funcionários, substituindo o amplo estacionamento que dominava a entrada do terreno por uma fachada mais acolhedora e convidativa. Inspirada em tipologias rurais típicas da região, a estrutura simples, mas de escala cívica, tornou-se um marco facilmente reconhecível desde a rua. Além de permitir a prática de diferentes esportes, a quadra é igualmente acessível a todos os níveis escolares, promovendo um sentimento de pertencimento compartilhado por estudantes de todas as idades e habilidades.


Na Etapa 02, foi implantado um espaço de café integrado à quadra esportiva, pensado ao mesmo tempo como ponto de encontro informal e como ambiente onde pais e visitantes podem provar alimentos preparados pelos alunos. Durante os eventos comunitários, as amplas portas de garagem se abrem, conectando o café à quadra e transformando o conjunto em um grande celeiro de convivência.


A nova Biblioteca e o Centro de Aprendizagem foram incorporados ao eixo central de circulação, permitindo que exposições dos trabalhos estudantis se integrem ao cotidiano de alunos e professores no caminho para as salas de aula. Juntos, Café e Biblioteca funcionam como extensões da recepção, configurando uma pequena praça pública onde os espaços se organizam em torno da quadra, promovendo uma interação constante entre contemplação e atividade.



Ainda na Etapa 02, as áreas administrativas e de funcionários foram consolidadas na parte frontal do edifício. Embora grande parte da construção original dos anos 2000 tenha sido preservada, o projeto acrescentou conexões estratégicas que simplificam a circulação, ampliam as áreas utilizáveis e criam pátios ajardinados. As salas destinadas às turmas mais jovens também foram renovadas, recebendo novos sanitários, ambientes de apoio, copas e depósitos discretos, integrados ao conjunto. Cada sala ganhou uma identidade própria com cores específicas e um canto acarpetado como ponto focal, equilibrando momentos de recolhimento com atividades coletivas em torno das telas interativas.



As salas de aula se abrem para uma cozinha compartilhada, usada tanto em almoços comunitários quanto como espaço de ensino prático em artes. Esse ambiente se conecta diretamente a uma área externa dedicada às crianças menores, equipada com círculo de conversas, hortas elevadas e jardins sensoriais, que ampliam as possibilidades de aprendizado e convivência.





















